Sobre instalações elétricas e projetos elétricos
As instalações elétricas representam de 4% a 10% dos custos de uma obra. Em obras industriais, estes custos pode superar facilmente a barreira dos 10%.
As instalações elétricas são compostas basicamente por cabos, conduítes, interruptores, tomadas, quadros de força, disjuntores e luminárias. Mas vai muito além disso. Para infraestrutura existem as eletrocalhas, perfilados, eletrodutos, canaletas e leitos. Os equipamentos de proteção não são somente os disjuntores. Tem o DPS (Dispositivo de Proteção conta Surto), IDR (Interruptor Diferencial Residual), fusíveis, relés e etc. Na parte de comando usam-se os contatores, botoeiras, relés, chaves, sinalizadores e outros. O universo dos componentes na elétrica é gigantesco.
Para se ter uma instalação elétrica que evite custos adicionais, desperdícios de material e tempo e uma intervenção futura com segurança, nada melhor que um projeto elétrico bem executado em mãos. Um bom projeto elétrico é composto por diagramas unifilares e de comando, que contenham todas as informações necessárias para a execução. Quadros de cargas com todas as informações dos circuitos, como tensão, corrente, bitola de cabos, carga e etc. As plantas com distribuição dos quadros, infraestrutura, tomadas, interruptores, luminárias, dentre outros componentes, tem de ser limpa e clara, para uma melhor compreensão de quem for utiliza-las para trabalhar. São necessárias legendas e notas para complementar as informações lançadas em planta. Nunca se esquecer de que para um melhor planejamento da obra, a lista de material é essencial. O projetista responsável pelo projeto tem de pensar nas mais variadas hipóteses, para que seja dada a melhor e a mais econômica solução. Mas nunca deixar de obedecer às normas vigentes.
Vantagens de se ter um Projeto Elétrico
- Economia, na aquisição de matérias;
- Economia na execução das instalações;
- Segurança das suas instalações;
- Dimensionamento correto e personalizado para as suas necessidades;
- Previsão de consumo para melhor rendimento do mesmo;
- Entre outras várias vantagens.
Desvantagens ao não ter um Projeto Elétrico
- Superdimensionamento de circuitos;
- Subdimensionamento de circuitos;
- Falta de segurança nas instalações;
- Custos ficam mais elevados no material e na execução;
- Instalações desconformes as normas vigentes;
- Difícil execução.